quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Inexistência

Eu ouvia o ranger daquela cadeira de balanço inexistente de cinco em cinco segundos exatos. Qualquer um ficaria no mínimo apavorado por ouvir sons pertubadores e irritantes de cadeiras que não existem nessa frequência; Qualquer um ficaria tão perturbado que poderia até perder sua sanidade correndo pelos corredores d'sua casa com as mãos tampando os ouvidos para impedir o barulho estridente penetrar seus tímpanos (mas aquilo não dera certo, não para mim); Qualquer esquizofrênico recém-recuperado poderia até se matar com um tiro na boca a fim de fazer o barulho cessar(mas não cessaria, não para mim). Então eu decidi fazer o que mais me convinha, resolvi ouvir o barulho. Sua frequência era de cinco em cinco segundos exatos, como já lhe disse. O som era estridente o suficiente para me fazer ter mais dores de cabeça naquela noite chuvosa. O barulho da chuva, que se misturava com o ranger, me fazia imaginar uma velha anciã sentada em sua cadeira de balanço enquanto via a chuva pingar atráves das enormes janelas venezianas de sua enorme casa. Era uma boa imagem de se projetar - melhor ainda que a minha própria realidade. Eu poderia passar horas ali descrevendo a velha anciã de cabelos louros-claros sentada em sua desgastada cadeira rosa. Missy ronronava em seu colo manhosamente. Missy? É, Missy! Sua gata gorda com pêlos macios e amarelados. A velha senhora esfregava as orelhas de Missy com tanto cuidado que a fazia fechar os olhos lentamente, lutando contra o sono. A velha senhora lia um antigo romance do século dezenove enquanto as grossas gotas da chuva corriam pela janela. A velha senhora tinha dois filhos mas nenhum deles a visitavam com frequência. A velha senhora costumava ser enfermeira antes de ficar velha o suficiente para a aposentadoria bater a sua porta e a deixar no ócio. O mesmo ócio que costumava ter na adolescência. A velha senhora já havia amado três homens em sua adolescência. O primeiro foi estúpido o bastante para nunca lhe dar valor. O segundo foi amado o bastante para se enjoar dela. O terceiro foi amado o bastante para fazê-la se casar com ele e estúpido o bastante por fazê-la chorar por ele. Depois de dois filhos e três amores só o que acompanhava a velha senhora era a gorda Missy, seu romance antiquado, as grossas gotas da chuva e um sorriso no rosto.

E o ranger da cadeira havia cessado assim como a vida daquela senhora inexistente d'meus pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário